5 de ago. de 2009

Um pouco de etiqueta

Falar baixo - a tendência das pessoas é aumentar a voz, e mais ainda se estiver em um grupo, onde todos querem falar. Mas isto não é legal, o melhor é falar em um tom de voz agradável aos ouvidos e assim, não parece que você está gritando para ser ouvido.
Evite conversas íntimas - cuidado ao falar em público. Assuntos íntimos ou particulares, devem ter hora e lugar para serem expostos. Cuidado ao perguntar algo a uma outra pessoa, observe onde vocês estão e também se é o momento adequado para isso.
Retorne as chamadas - Se recebeu uma chamada e deixaram uma gravação para você em sua caixa postal, retorne a chamada. Além de ser feio não retornar a quem liga para você, de repente você estará perdendo algo com seu esquecimento.
Olhe o horário - antes de ligar, veja se está tarde. Nunca ligue de madrugada para alguém, só em casos de emergência; e para ligar após às 20:30 h, só se for necessário ou se você for íntimo da outa pessoa. Também não é educado ligar logo pela manhã, pois os horários das pessoas não são iguais ao seu. Melhor ligar após às 08:30 h.
No avião - não adianta correr para chegar na frente, os assentos são marcados e isso só vai fazer alvoroço e bagunça. O avião não vai decolar sem que todos estejam a bordo. Evite levar muita bagagem de mão, todos precisam do espaço acima para guardar algo. Também não desça como uma louca, querendo chegar na frente para pegar suas malas, também não adianta.
Vai fotografar - antes pergunte se pode. Em muitos locais, mesmo abertos, não é permitido que se tire fotos. Melhor mesmo é perguntar para evitar passar vergonha.
São coisas simples e fáceis que podem ajudar a todos. Da próxima vez, lembre-se disso! Seja educada!

Nenhum comentário: