8 de set. de 2009

Gesso

Gesso é um material fácil de trabalhar e muito barato também, o que contribui para muitas criações com ele. Se você cria algo com gesso e tem cuidado com a peça, ela dura anos e continua bonita sem problemas. Você pode pintar, envernizar, metalizar e muit mais com o gesso, depende de sua criatividade.
Você precisa de água limpa, uma bacia limpa de plástico, uma colher para misturar o gesso, uma espátula que serve para raspar e moldar e o próprio gesso em pó. Lembre que antes de fazer uma nova mistura de gesso, a bacia tem que estar limpa sem restos do material anterior.
Como misturar: antes coloque a água limpa na bacia que vai fazer a mistura, mas sempre a água primeiro; depois com cudado vá derramando, como se estivesse peneirando, por cima da água, o gesso; deixe descansar para que a água seja absorvida pelo pó de gesso, depois disso você pode misturar bem até ficar uma pasta homogênea, sem caroço nenhum e aí já deve aplicar logo, porque senão vai endurecer e já dificulta o trabalho ou até mesmo perde a mistura. Por isso mesmo, trabalhe com pouca massa, não use todo o gesso que tem de uma vez. Daí, depois que fizer seu molde, ou cobrir a peça que deseja, espere secar e use sua imaginação para fazer detalhes da peça que quer. Trabalhar com gesso é divertido e rende belos trabalhos. Experimente!

Nenhum comentário: