3 de ago. de 2009

Os 7 pecados capitais

Você sabia...Os sete pecados capitais eram na verdade oito pecados. São uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do cristianismo para educar e proteger os seguidores, ajudando a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. Quem criou os oito pecados foi o monge e teólogo Evágrio de Ponto. Ele criou esta lista com os oito crimes e paixões mais graves so ser humano e os colocu em uma ordem crescente de gravidade. Seriam eles: Gula, Luxúria, Avareza, Melancolia, Ira, Preguiça, Vaidade e Orgulho.
No final do século V, o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, juntando a vaidade ao orgulho e trocando preguiça por melancolia e adicionou a inveja. Depois fez o seu próprio ranking, e colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: Orgulho, Inveja, Ira, Melancolia, Avareza, Gula e Luxúria.
Depois, São Tomás de Aquino, analisando de novo a gravidade dos pecados, refez a lista, e no século XVII a igreja substituiu melancolia por preguiça. Hoje em dia aceitamos a seguinte ordem dos pecados: Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria. Os pecados são opostos às virtudes.
Fonte(s): The History Channel e Wikipédia

Nenhum comentário: