2 de ago. de 2009

Quilt e Patchwork

Nós chamamos de patchwork, a parte de cima do trabalho, porque o trabalho já completo, chamamos de alcochoado. É formado pelo topo, a manta acrílica e o tecido do fundo, que ficam unidos e presos por uma técnica chamada quilting(alcochoamento). É uma técnica muito bonita e que cria lindas peças. Para fazer um bom trabalho, você deve escolher bons tecidos e de qualidade; a combinação das cores e das estampas dos tecidos são fundamentais para se ter um bom trabalho. Para o patchwork, o melhor é usar tecido que seja 100% algodão, porque é mais fácil o manuseio. Cuidado ao escolher os tecidos; os mesmos não podem encolher depois de lavados e também não podem desbotar. Lave a peça que você comprar e verifique bem antes de iniciar o trabalho.

Lave o tecido com sabão neutro. Se encolher será antes de você iniciar o trabalho. Para saber se desbota, enrole o tecido colorido ou estampado que comprou em um pedaço de tecido branco e molhe. Espere um pouco e veja se solta tinta. Se soltar, não serve para seu trabalho. Sempre passe o tecido antes de começar a cortar. E compre manta acrílica adequada ao que irá criar; há várias espessuras à venda no mercado. E quanto a linha, esta deve ser de qualidade também, melhor se for 100% algodão. Para fazer o quilt, use linha de nylon ou linha invisível como é chamada em alguns locais.

Neste link http://www.quartosala.com/artigo.php?idartigo=220 você encontra coisas lindas feitas a partir da idéia do patchwork. Eu adorei! É um mobiliário todo na técnica e criada por designers para a marca Moroso, que é um renomada marca italiana. Achei simplesmente lindos, vale a visita ao site para ver mais idéias. Eu sou suspeita para falar porque acho tudo muito lindo. Se você tem um blog/site e quer mostrar seu trabalho, escreva para nós; entre no arquivo do blog e veja o post sobre blogs que queremos incluir aqui e depois nos envie um e-mail. Iremos gostar de ter você aqui com a gente!



Nenhum comentário: