21 de set. de 2009

Budismo



Eu nasci e fui logo batizada na igreja católica, porém , com o decorrer do tempo, me desencantei e muito com a religião e busquei outras formas de fé para aprimorar a mim mesma e poder viver bem. Visitei outros locais a convite de pessoas amigas e de cada um, pude tirar algo de bom, mas ainda assim, não me sentia feliz em nenhum deles e continuei buscando, até que por fim, conheci a Seicho-No-Ie, que não é uma religião, apesar de poder ser chamada assim também, é mais uma filosofia de vida, um modo feliz de viver e buscar sempre a Deus. Até hoje gosto de participar das reuniões em seus templos e me faz muito bem, mas, a partir disso eu continuei e fui procurando saber mais sobre o budismo e até hoje é algo que completa minha vida e que me ajuda muito, ainda mais nos momentos em que estou passando hoje em dia, que é uma verdadeira provação ao que acredito...


O budismo, além de ser uma filosofia de vida maravilhosa e perfeita, também pode ser tida como uma religião. O criador do budismo foi Siddharta Gautama e nasceu na Índia e é o "iluminado", o verdadeiro Buda.


Os princípios do budismo são a tolerância, a humildade, a caridade, o amor aos seres vivos e a benevolência. Existem os mantras, que são os cânticos, e as sutras, que são as escritas do budismo. São a base para o conhecimento da vida..."devemos sempre fazer e buscar o bem, pois cedo ou tarde, nós colhemos o que plantamos"...é algo levado a sério pelos praticantes, pois o budismo coloca você dentro da realidade da vida, que é você o único responsável pelo bem ou mal que recebe. Nós não poderemos jamais, mudar o mundo, se antes, não mudarmos a nós mesmos...devemos evoluir sempre, em todos os aspectos, para o bem geral da vida.


Há vários seguidores pelo mundo e cada dia este número aumenta. Um famoso budista é Albert Einstein, que criou a Lei da Causa e Efeito, baseado nos ensinamentos budistas, e também Isaac Newton, que prova cientificamente, o que Buda já dizia há séculos, de que "toda ação, gera uma reação, em sentido contrário de igual intensidade..."


Eu sigo o budismo Soka Gakkai, que vem da escola do budismo de Nitiren, que foi um monge budista, do século 13. A Soka Gakkai é uma ONG que tem como objetivos, a paz, a cultura e a educação para o crescimento espiritual do ser humano.


Alguns budistas famosos: Angelina Jolie, Brad Pitt, Diogo Vilela, Claudia Raia, Edson Celulari, Bett Faria, Lucélia Santos e muitos outros.


"Estudar o caminho, é estudar a si próprio. Estudar a si próprio, é esquecer-se de si próprio. Esquecer-se de si próprio, é tornar-se iluminado por todas as coisas do universo. Ser iluminado por todas as coisas do universo, é livrar-se do corpo e da mente de si próprio bem como dos outros. Até mesmo os traços da iluminação são eliminados, e a vida com iluminação sem traços, continua para sempre." Dogen.


2 comentários:

Anônimo disse...

O budismo é um tipo de religião que acho muito difícl para qualquer um, pois são muitas coisas a modificar na vida e no pensamento de cada um. Mas admiro muito.
Jo

Anônimo disse...

Parabéns! Continue praticando o budismo de Nitiren e irá comprovar o poder do nam-myoho-rengue-kyo em sua vida!!! O Budismo de Nitiren é a filosofia de vida/religião que não dá o peixe, e sim, ensina você à pescar, fazendo com que você comprove da própria felicidade!!!